Prepare-se para o Festival Wesak 2023. Purificação, meditação e consciência de acordo com as Leis Cármicas.

🧔🏻 Escrito por Eric Flor Francisco, terapeuta integrativo e colunista do portal Personare.

festival-wesak-day-burma

Você pode não ter ouvido falar sobre o festival Wesak, mas ele está aí. Acontece há mais de dois mil anos e tem uma enorme função espiritual para a humanidade. Neste ano de 2023, o evento vai ser no dia 05 de maio, sexta-feira, na primeira Lua Cheia em Touro. Para os budistas e todos aqueles mais próximos da espiritualidade e tem feito um esforço prático para evoluir, esta é uma data de muita importância.

Vamos ver o porquê de tal data ser tão especial assim, e o artigo que venho trazer hoje é para falar da festividade, trazer você a uma reflexão sobre você e sua vida. Entendendo em que ponto da vida espiritual está e quais passos precisa dar em direção à evolução.

Wesak é uma festa que além de festejar a representação do nascimento, Iluminação e morte de Buda. Seria essa uma representação da vida e iluminação de Sidarta Gautama, o Buda. Representa libertação e despertar, transfiguração, uma jornada de volta ao lar. Desta forma o festival aparece para construir uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, e o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior.

Festival Wesak: preparação e purificação

Antes de tudo é bom entender definitivamente o que é o festival de Wesak, e Wesak, para os povos da Ásia e Oriente,o período em que Buda se aproxima da Terra nessa época derrama bênçãos por todo planeta. A data significa a aproximação do Buda Maitreya (Buda da Compaixão). O festival é uma forma de  representar o caminho vivido por Sidarta Gautama (o Buda iluminado), ser humano que percorreu a jornada para se tornar Buda.

Este é um dia que focamos em observar os preceitos e se voltar para Buda, vendo a sua vida, sua iluminação e os seus preceitos, como por exemplo as quatro nobres verdades. Para celebrar o dia luzes são acesas com muitas velas, incensos, fogo, meditação e mantras são entoados em busca do autoconhecimento, consciência da impermanência de si e do todo, combate ao ego e busca por pacificar o mundo e não impingir sofrimento a outros seres, sejam humanos ou de outra espécie.

A mensagem, purifiquemos nossos corpos físicos com pensamentos e emoções positivos e bons, aumentando o nosso canal para que se conecte com as frequências superiores e elas  possam passar por nós. Eu separei algumas dicas para que você se prepare bem e possa aproveitar o máximo possível esta data.

  • Escreva as suas metas de vida: dessa forma você materializa os seus desejos. Embora você possa fazer pedidos de cunho materiais, orientamos voltá-los para os desejos da alma e tudo relacionado à sua evolução, por exemplo para saúde e curas, porque seres muito elevados se aproximam nessa celebração.
  • Medite antes, durante e depois: a meditação é o ato de “calar o mundo” para se ouvir, é o momento de editar-se. Quando medito eu “me-edito”.
  • Agradeça: sempre mantenha uma postura grata por aquilo que deseja como se você tivesse recebido. Exemplo: “eu agradeço por ter sido curado das dores de minha alma”.

As meditações são práticas comuns no dia a dia, mas o exercício de calar o mundo para escutar a si mesmo é um dos focos principais. Por fim, é um dia em que a energia dos mantras fica ainda mais forte, então aproveite para entoar os mantras que mais fazem sentido e mais trazem bem-estar a você. Dessa forma você estará se aproximando da consciência Divina em prol de autoconhecimento e elevação espiritual, além de ter maior compreensão das Leis Cármicas e das Nobres Verdades.

Não são ações e posturas difíceis. Aparentemente. O caminho para entrar em equilíbrio e harmonia é assim, é interno e está nos detalhes. E por ser detalhes não significa que seja simples. O importante é ter em mente o objetivo de evolução. Em especial o Wesak é usado com toda sua energia para preparar a humanidade e continuar a evoluir. Às vezes são pequenos detalhes que não damos a devida importância mas é aí que está o empecilho e tem atrapalhado a sua jornada. Vamos tratar desse assunto para que a sua celebração do festival Wesak seja ainda mais proveitosa.

Quer aprender a meditar? Leia o artigo: Meditar: por que é importante para a sua saúde?

Buda, seus ensinamentos e vivência

Os ensinamentos de Buda, não são coisas de outro mundo impossíveis de se aplicar. Pelo contrário, são simples e aplicáveis. Apesar de ele mesmo não ter fundado qualquer religião, seus seguidores deram início ao movimento que hoje conhecemos como budismo, uma filosofia que segue os preceitos de Buda. E justamente no dia em que a energia de Buda desce à Terra novamente e junto dela uma chuva de bênçãos para aqueles que sejam merecedores e que estejam firmes e fortes em sua jornada de autoconhecimento e iluminação é um momento ideal para se conectar e elevar sua alma.

O Festival  Wesak ocorre quando o Sol está no signo de Touro, especificamente na primeira Lua Cheia de Touro – é a mais poderosa Luz Cheia do ano! O festival não tem dia certo e varia todo ano, porque é definido pela Lua Cheia próxima ao início de maio ou fim de abril. Em 2023, será comemorado em 5 de maio de 2023, uma sexta-feira.

A Lua na Astrologia significa o inconsciente, local de ligação com o passado e emoções, quer sejam boas ou ruins. O signo lunar determina como reagimos frente às circunstâncias da vida, emocionalmente. Quando o Sol ilumina plenamente a Lua indica o alinhamento e a iluminação das sombras. É aí que a aproximação mais definida com Deus e o Amor, Poder e Sabedoria, centralizados em nosso coração, fica em evidência quando meditamos.

Essa é uma maneira para que você esteja no caminho espiritual. A meditação é uma chave que ajuda a destravar a consciência nos fechando para o mundo e todos os seus estímulos de forma que estamos ancorados e centrados em nós, é aí que temos um pequeno vislumbre de quem somos.

Observando os preceitos de Buda conseguimos iluminação em nossa jornada espiritual

LEIA DA MUDANÇA:

Aqui falamos sobre pensar nos sofrimentos, percursos que tem percorrido o quanto tudo impacta em você emocional e psicologicamente, entender a origem do sofrimento e das dores, por que elas estão ali, porque elas me afetam e qual a real causa. A partir daí é possível começar a entender toda a dor é impermanente, por um momento ela está ali, e em outro não estará mais. As coisas mudam. Tenha em mente que as dores podem ser extinguidas, que nada é permanente e então assim encontrar o caminho para a cura. Aqui estamos falando da Nobre Verdade da Insatisfação nos perguntando o tempo inteiro e na tentativa de preencher vazios existenciais pelos apegos..

LEI DOS CICLOS

Neste momento entendemos que nem tudo se mantém estável e que as situações e vivências se alternam. Por exemplo, em determinada hora do dia é dia, está claro e em outro é noite, está escuro, durante o ano as estações vão mudando, isso é ciclo. A meditação pode ter por objetivo ir de encontro às dores e encontrar a causa delas encontrando as chaves de mudanças. Ela permite compreender que desejos desregulados são prejudiciais e que se tornam excessivos. Este é um problema prejudicial à vida. Expectativas positivas fora da realidade, mesmo que tudo esteja ruim. Isto é negar a realidade. Aceitar a impermanência é a chave para a permanência. Querendo ou não. A causa do sofrimento é devido a expectativa de que as coisas estarão sempre da mesma forma, e se tudo está sujeito à mudança eu preciso me preparar. Aqui a gente exercita o desapego, liberando as energias e deixando a vida fluir de acordo com a sua natureza em harmonia. Aqui estamos falando da Nobre verdade dos Descontentamentos e Apegos nos perguntando o tempo inteiro e na tentativa de preencher vazios existenciais pelos apegos.

LEIA DA CONSEQUÊNCIA OU DO CARMA

É sobre criar diferentes causas que terão diversas consequências, tanto você quanto eu e todo mundo está criando causas o tempo todo que vão desaguar em uma infinidade de consequências. Estas causas podem ser boas ou não. Por causa disso as coisas mudam no mundo, causam a impermanência. Podemos dizer que face ao nosso crescimento espiritual temos maior reflexão em nossos atos, pois a consciência mais iluminada nos faz pensar em cada ação lembrando que ela repercute em consequências. Aqui estamos falando da Nobre verdade do Sofrimento Pode Ser Interrompido.

LEI DO PERDÃO

Uma parte de nós tem como diminuir o sofrimento diante das escolhas que fazemos. A escolha que fazemos determina o sofrimento. Reflita comigo sobre como os sentimentos te levam ao descontrole, perceba que a raiva leva ao ressentimento (você fica pensando continuamente), do ressentimento ao ódio, do ódio à vingança, daí para a malícia, seguida pela maldade resultando em ações catastróficas. O sofrimento pode acabar e se relaciona com a nobre verdade três cortando as relações com o sentimento ruim e desapegando das situações que levaram ao sentimento. Aqui estamos falando da Nobre Verdade do Sofrimento é Pode Ter Fim.

Alma observadora perdão interior e perdão exterior

Ao trabalhar a energia do Wesak com sentimentos ruins, dores e sofrimento, saiba que toda energia que você está recebendo do universo e da presença de seres espirituais elevados vai servir como fertilizante no que você estiver nutrindo dentro de si. É por isso que comemorar o festival Wesak passa pela prática e o exercício dos preceitos  buscando a conexão permanente com as nobres verdades de Buda, sendo assim fazendo uma limpeza e purificação ainda maior para .

Tenha sempre em mente que somos seres espirituais potentes o suficiente para criar pensamentos, emoções, ações e respostas ao ambiente em que estamos, despertamos quem somos verdadeiramente. Por isso Buda é chamado de O Desperto.

Como você percebe alguma coisa? Sendo capaz de calar-se. Assim é possível ser capaz de observar cuidadosamente e ter interpretações corretas, do ponto de vista correto seus pensamentos estarão em consonância com a verdade. A fala e ações estarão corretas se observar o ponto de vista correto.

A chave é observar porque assim você percebe de onde vem as melhores ideias, os potenciais e também de onde vem os barulhos. Quando a alma evolui sabe sempre quando falar e quando calar sempre se mantém em observação.

Porque ao observar, você se cala e ao se cala. Essa é a maneira de se manter pensando sobre algo e então saber como reagir. Ao invés de ter uma resposta emocional seguindo o fluxo.

Pensamentos, palavras e emoções se tornam hábitos e daí estilo de vida. Pensar que é um ser espiritual, entendendo que não é o pensamento, ações e sentimentos e sim uma consciência divina, Eu Sou a Alma e entender que estou conectado em minha alma e tb conectado com a Centelha Divina.

Agende uma consulta terapêutica e mantenha-se em equilíbrio!

Preencha o formulário abaixo ou, se preferir, ligue ou envie uma mensagem no WhatsApp para: (21) 98023-0676.

Ou clique no botão verdinho do WhatsApp que está no canto da tela e fale diretamente comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat